Novo tipo de implante dentário

06.06.2017

Novo implante dentário com reservatório incorporado reduz o risco de infecções


A Universidade KU Leuven criou uma equipa multidiscipliar de investigadores que desenvolveu um implante dentário que dispensa medicamento de forma gradual através de um reservatório incorporado. Esta medida ajuda a combater/prevenir infecções.


"O nosso impante tem um reservatório incorporado por baixo da coroa do dente", explica a autora principal Kaat de Cremer. "Um parafuso torna mais fácil a tarefa de encher este reservatório com medicamentos anti-microbianos. Este implante é feito de um compósito poroso, de forma a que o medicamento se difunda gradualmente desde o reservatório até ao exterior do implante, que está em contacto directo com células do osso. Como resultado, as bactérias não conseguem formar um biofilme."

Este estudo foi liderado pelos Dr. Karin Thevissen, Dr. Kaat De Cremer e Dr. Annabel Braem. Trata-se de uma colaboração entre o Centro para Genética Microbiana e Vegetal da KU Leuven, a Unidade de Investigação de Biomateriais da KU Leuven e o Centro para Química de Superfícies e Catálise da KU Leuven. O estudo foi financiado pelo Fundo de Pesquisa Industrial da KU Leuven.


Foi publicado um artigo científico sobre esta pesquisa no jornal European Cells & Materials.


Fonte: KU Leuven

voltar